Aleitamento Materno – Mitos e Verdades
Obstetrícia
Há alimentos que fazem mal e não devem ser ingeridos pela mãe que amamenta seu bebê? Provocam cólicas no bebê? Dão diarréia?
A mãe que amamenta pode comer de tudo!!!
Não há restrições alimentares cientificamente provadas. Porém, medicamentos podem atravessar para o leite materno, por vezes prejudicando o bebê. Também o cigarro e bebidas alcoólicas devem ser evitados.
Outro comentário importante é sobre a qualidade o leite: o leite materno fraco não existe!
As crianças devem ser amamentadas à vontade, não devendo limitar número e tempo de mamadas. E a mãe necessita ingerir maior quantidade de alimentos e líquidos. As frutas, verduras, legumes, carnes, miúdos, grãos, peixes, ovos e leite possuem os nutrientes adequados para que haja boa produção de leite materno.
Fissuras ou Rachaduras dos mamilos
Ocorre quando a posição do bebê e a “pega” do mamilo não estão adequados. Para evitar, procure secar bem o mamilo e posicionar corretamente o bebê. Para tratar, usar a exposição do mamilo ao sol ou luz artificial de 40 watts à distancia de 40 cm.
Mastite
Manifesta-se quando um dos seios desenvolve processo inflamatório, a mama fica quente, muito dolorida e avermelhada. Pode ocorrer febre e calafrios. Procurar, nesses casos, retirar o excesso de leite, manualmente, iniciando o uso de antiinflamatório e comunicando seu médico imediatamente.
O melhor tratamento para os problemas da amamentação é continuar amamentando.
Dr. Candido Costa Jr.
Pediatra