Como você pode se exercitar
Para começo de conversa, a resposta mais imediata dada pelos médicos é que os exercícios físicos, devidamente acompanhados por um profissional de Educação Física, são indicados pelos médicos durante toda a Gravidez / Gestação.
Mas isso desde que a futura mamãe não apresente nenhum tipo de complicação que possa comprometer a sua saúde e a do bebê durante esse período. Neste caso, é necessária uma avaliação criteriosa feita pelo médico.
Resumindo: mesmo que tenha levado uma vida sedentária até então, você pode praticar esportes, mas não aqueles que sejam violentos ou que produzam fadiga em excesso.
Entre os exercícios mais recomendáveis estão as atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, e as caminhadas. Essas atividades podem amenizar o ganho de peso, manter a beleza do corpo e o bem-estar nesse período.
Conheça os principais benefícios para o Seu Corpo
Um bom programa de exercícios pode também atenuar diversos desconfortos bastante comuns para as Grávidas / Gestantes, como a tendência à formação de varizes e dores nas costas.
Além disso, aumentam a resistência cardiorespiratória e muscular, ajudando inclusive o momento do parto, e fortalecem também os músculos da pelve, abdominais e lombo dorsais, bastante afetados durante a Gravidez / Gestação.
Também é preciso ressaltar que a prática de exercícios irá aumentar as chances de a futura mamãe recuperar a antiga forma física após a Gravidez / Gestação, em um período que poderá variar de três a quatro meses após o nascimento do bebê.
Sem a prática de exercícios, a mulher poderá até recuperar o peso, mas não a forma, pois após o parto o abdômen e os glúteos, entre outras partes do corpo, tendem para a flacidez.
As atividades físicas podem ainda melhorar a postura, causada pela inclinação anterior do quadril (projetando a barriga para frente), através do fortalecimento dos músculos das costas, peito, ombros, barriga e nádegas.
Para completar, os exercícios melhoram a circulação sangüínea, reduzindo o inchaço e as cãibras nas pernas. Exercícios com o a cintura e o quadril podem ajudar a controlar os músculos da bexiga e a prevenir a incontinência urinária.
-Leia com atenção algumas dicas fundamentais
-Se você mora em local de clima quente, exercite-se em horários mais frescos;
-Faça exercícios pelo menos 3x por semana;
-Consulte o seu médico, se sintomas incomuns aparecerem, como dores, tontura etc;
-Não prenda a respiração durante os exercícios;
Você deve começar devagar e ir avançando gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;
-Beba sempre muita água;
-Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;
-Um mês após o parto, retorne gradativamente à sua rotina de exercícios;
-Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;
-Tenha o hábito de monitorar o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;
-Não tente fazer exercícios de alto impacto;
-Saiba quais são as atividades que oferecem mais segurança
-Musculação ou ginástica localizada;
-Atividades aeróbicas como caminhada, natação, ciclismo e hidroginástica;
-Alongamentos e Ioga.
-Comece a melhorar a Sua Qualidade de Vida!
Se você é uma futura mamãe que não descuida de si nem do seu bebê, pratique exercícios com moderação e experimente como eles podem contribuir em muito para a sua qualidade de vida durante a Gravidez / Gestação. Pense sempre que o seu bem-estar físico e emocional irão ajudá-la na manutenção de sua saúde e do seu bebê. Portanto, não tome decisões sozinha nem deixe de consultar o seu médico e um profissional de Educação Física.
Agora, com essas dicas em mente, malhe com moderação e seja feliz!